Evento

Entroncamento

Taça de Portugal F1M - Pikuinhas





No passado dia 04 de fevereiro realizou-se no pavilhão municipal do Entroncamento a 1° taça de Portugal de F1M, organizada pelo clube de modelismo "Os Pikuinhas".

Com 12 inscritos em prova, realizaram-se 73 voos, entre as 6 mangas de voo, onde em os primeiros 3 participantes obtiveram o resultado;


1º Lugar - José Pereira - 5 voos, com o melhor tempo de 10m e 47s e com o tempo total de 21m e 25s

2º Lugar - Luís Florentino - 6 voos, com o melhor tempo de 9m e 44s e com o tempo total de 19m e 27s

3º Lugar - Óscar Lopes - 5 voos, com o melhor tempo de 8m e 24s e com o tempo total de 16m e 45s


Do clube "Os Pikuinhas", os concorrentes Paulo Marques, o Vítor Lalanda, Carlos Lemos e David Lopes, posicionaram-se em 6º, 8º, 10º e 12º com os tempos máximos de 13:27, 13:03, 11:28 e 3:54 respetivamente.


O Aeromodelismo tem muitas Categorias e Classes distintas, correspondentes aos diversos tipos de voo, de comando e de propulsão. Na categoria F1 - Voo Livre, os modelos são todos planadores “automáticos“ e, diferem no sistema de os colocar em voo.

Na classe F1M – Modelos de Iniciação de Interior, os modelos são motorizados com elástico, em que este é enrolado estrategicamente com um número de voltas adequado, e acoplado ao aeromodelo. 

O aeromodelo muito ligeiro e delicado, com 46cm de envergadura e 3 gramas de peso, é construído em madeira de balsa na fuselagem e estrutura alar, esta revestida em folha de mylar. Todas estas empenagens são afinadas inclusivo o passo da hélice. 

O objetivo, é realizar uma afinação ótima no modelo para que este evolua no espaço interior "programado" para voar em círculos o máximo tempo possível até aterrar.


Fotografia:Rodrigo Assunção

Reportagem completa aqui!


Quem proceder ao registo, terá acesso ao download de qualquer fotografia desejada com a respetiva "marca de água".

Quem desejar fotos, estas podem ser adquiridas em formato digital na melhor qualidade e sem logotipos.




Vídeo:

Produção – Modo Vision

Imagem e edição  – Rodrigo Assunção